terça-feira, 7 de março de 2017

DICA DO DIA: Você sabe o que é um mel orgânico?


É um mel produzido segundo normas específicas que o qualificam como um produto isento de contaminações químicas e biológicas indesejáveis.
Para produzir um mel que possa receber o título de “orgânico”, o apicultor deve passar por um processo de certificação. Isso é feito por algumas empresas que enviam inspetores que analisam tecnicamente as condições do apiário e sugerem adequações para a conversão do apiário convencional em orgânico. Atendidas as exigências e depois de um período de carência, a empresa certifica o apiário.
Essa certificação dá ao apicultor o direito de usar um selo especial no seu produto, identificando-o como orgânico perante os consumidores.Entre os critérios exigidos, está a proibição de lavouras de manejo convencional num raio de 3 km do apiário. Para a manutenção do certificado, as inspeções são repetidas frequentemente. O mel produzido na região do Apiário da Verde Vivo é certificado!! 

Uma Dúvida:

Mel cristaliza? 

MEL PURO CRISTALIZA SIM, e um processo natural e até desejável.
Por que acontece isso? O mel e uma substancia adocicada proveniente do néctar das flores; sendo esta a principal fonte de produção utilizada pelas abelhas, onde coletam, transportam, combinam elementos específicos e armazenando em favos .A cristalização consiste no processo de condensação de glicose ou seja a aglutinação de suas partículas se transformam em cristais.O mel tende cristalizar- se com o tempo, condição relacionada a composição de química do néctar, fatos climáticos e armazenagem.
O mel cristalizado mantém todas as propriedades nutricionais e energéticas também permanecem o sabor e aroma do mel liquido. Os cristais do mel retornan ao estado liquido quando colocado em banho Maria a uma temperatura de 45 C. O que não ocorre com mel fraudado por conter, em sua maioria açúcar de cana. 
Por fim, mel cristalizado é saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário